terça-feira, 22 de abril de 2014

Amigdalite




  Amigdalite ou Amidalite é uma doença infecciosa que acomete as amígdalas (órgão de defesa), que estão localizadas próximo a base da língua.



Existem três tipos distintos de amigdalite:

  • Aguda: pode ser causada por vírus ou bactéria;
  • Subaguda: esta pode durar de 3 semanas a 3 meses, sendo sua etiologia a bactéria Actinomyces sp.;
  • Crônica: este tipo pode durar muito tempo caso não seja tratada e quase sempre possui etiologia bacteriana. 
   Quando o paciente é afetado por uma amigdalite viral, o tratamento é composto por anti-inflamatórios e analgésicos. Já a amigdalite do tipo bacteriana, decorre de bactérias do tipo estafilococos ou estreptococos, que deixam as amídalas bem inflamadas, bem como podem surgir placas de pus na região da orofaringe, e devem ser administrados medicamentos específicos, como antibióticos. Importante ressaltar que a amigdalite bacteriana é mais difícil de ser tratada do que a amigdalite viral, já que enquanto o paciente estiver em tratamento, a medicação não deve ser suspensa, pois isso pode desencadear reações graves, como nefrite e febre reumática, já que a bactéria agente da infecção ainda se encontra presente no organismo. No caso da amigdalite crônica, os médicos devem fazer uma pesquisa detalhada no paciente para identificar as causas da infecção e indicar o tratamento ideal. Como as amídalas protegem o organismo contra infecções, a sua cirurgia de remoção só é indicada em último caso, somente quando os pacientes não respondem bem ao tratamento indicado pelo médico, e se elas se repetem diversas vezes por ano, problema denominado de amigdalite de repetição.

Fig1: Amígdalite causada por vírus. Disponível:http://www.dicasdesaude.info/doencas/amigdalite-viral, Acesso:22/04/2014.
Fig2: Amígdalite causada por bactéria. Disponível:http://www.mdsaude.com/2009/03/dor-de-garganta-faringite-amigdalite.html, Acesso em:22/04/2014.


   Os sintomas apresentados pelo paciente são: coceira e dor na garganta, dificuldade de deglutir, falta de apetite, tosse irritativa, febre, mal-estar, vermelhidão na garganta, mau hálito, algumas vezes, inchaço dos linfonodos do pescoço e da mandíbula; pode também haver a presença de um exudato purulento.

   O diagnóstico é feito por um médico através da anamnese onde é identificado  vermelhidão ou a presença de placas brancas, linfonodos do pescoço infartados. Amostras de tecido inflamado podem ser coletadas para análise bacteriológica.

 

Fontes:

http://www.dicasdesaude.info/doencas/amigdalite-viral


http://www.copacabanarunners.net/amidalite.html


http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/328/amidalite


http://www.saudesaude.com.br/doencas/amidalite.htm


http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/investigative-medicine/259891-amigdalite/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário