Segundo estudo publicado em abril na Nature, a incidência anual global da Dengue é estimada em 390 milhões de casos. Até o momento, as pessoas podem desenvolver quatro infecções pelo vírus, porém uma recente notícia de ter se identificado dengue tipo 5, vem causando uma série de dúvidas.
Os dados sobre o tipo 5 da doença foram apresentados em uma conferência realizada no final de outubro, em Bancoc, na Tailândia. Cientistas da Universidade do Texas receberam amostras de sangue de uma epidemia de dengue ocorrida em 2007, na Malásia, e ao estudá-lo encontraram um tipo completamente diferente. quanto para o seu controle por meio de vacina, a qual está sendo desenvolvida apenas para os quatro tipos já conhecidos.
"Entretanto, no artigo publicado, não há referência ao quadro clínico do paciente de cujo soro este sorotipo foi isolado. Como um fator de risco para formas graves de dengue é a infecção prévia por outro sorotipo, a constatação da existência de um quinto sorotipo pode aumentar o risco de surgimento de formas graves em pacientes que já se infectaram por outros sorotipos," observa ao adiantar que ainda não encontrou referência que este sorotipo seja mais ou menos virulento que os já conhecidos.
No Brasil o controle dos casos de dengue, até então, é prevenir, evitando a proliferação do mosquito. A descoberta pode tornar ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a doença, pois será necessária uma vacina quíntupla, caso se confirme que esse novo sorotipo pode circular também entre seres humanos.
Sobre o perigo deste tipo de dengue vir para o Brasil, estudiosos brasileiros esclarecem que a descoberta é recente e pelo que diz o artigo, até o momento, este sorotipo somente foi detectado num surto da doença na Malásia, em 2007. “É possível que esteja circulando atualmente apenas entre macacos daquele país”, pondera ao ressaltar a necessidade de se ficar alerta.
Recorte feito por: Wanderson Amorim, vice presidente da LAIA- Liga Acadêmica de Infectologia de Araguaína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário